Vereador Paulão do Caldeirão faz discurso em repúdio a falas xenofóbicas de vereador gaúcho sobre Baianos

Na manhã desta quinta-feira (02), o vereador Paulão do Caldeirão (PSC), usou do seu tempo em discurso na tribuna da Câmara de Feira de Santana, para externar seu repudio as falas xenofóbicas e racistas do também vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriota), natural da cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

Sandro usou o plenário da Câmara de Vereadores para dizer que as empresas devem contratar argentinos ao invés “daquela gente lá de cima”, além de dizer que baianos “só servem para bater tambor e fazer farra na praia”, referindo-se aos nordestinos. As declarações proferidas por Fantinel foram feitas após funcionários baianos serem resgatados na última segunda-feira, 27, após serem submetidos à trabalho análogo à escravidão, e foram em tom de ofensa contra essas vitimas, que inclusive tem pessoas de Feira de Santana entre os resgatados.

As falas racistas e xenofobias repercutiram nacionalmente, gerando revolta de todo o povo nordestino, principalmente baianos, levando a diversas denuncias e ao Governador Jeronimo Rodrigues solicitar ao MP que entre com ação contra o vereador gaúcho.

Segundo o vereador Paulão, que é natural do distrito de Jaguara em Feira de Santana, o mesmo se solidarizou com a vítimas deste crime bárbaro, e já estava revoltando com a situação, elevando ainda mais o seu repudio, quando soube que um rapaz de Jaguara também seria um dos que teriam sido submetidos ao trabalho análogo a escravidão e situação degradante.

“Hoje eu infelizmente precisei falar de um energúmeno, um imundo, um cachorro, esse tal vereador gaúcho chamado Sandro Fantinel. Um elemento de alta periculosidade, que deve estar no bolso dos donos de vinícolas que escravizaram pessoas e por isso falou contra pessoas de bem que só queriam trabalhar e acabaram sendo exploradas, vivendo em situação degradante de escravidão. E vem um elemento destes, num intuito de tapar o sol com a peneira e agradar empresários exploradores, cometeu este ato terrível e discriminatório. Um cara sujo, de falas racistas, xenofóbicas e preconceituosas, um imundo que diz que “baianos só server para ir para a praia e bater tambor”. Pois seu energúmeno, respeite a Bahia!”, expressa.

“Tem um morador de Jaguara da minha terra, entre as pessoas que foram escravizadas e felizmente resgatadas, um homem de bem, quem é este vereador lá de Caxias para falar de homens de bem? Que respaldo ele tem para falar de pessoas trabalhadoras? Um elemento que se este país fosse mais sério já deveria estar preso. Eu conheço o Jaguarense que foi resgatado desta situação, já programei de fazer uma visita com minha equipe para dar todo o suporte, os agentes distritais já estão ciente e irão tomar todas as providencias para ver o que esta família precisa. Inclusive agradeço ao Prefeito Colbert e ao secretario Borges Junior por todo o cuidado, atenção e apoio que vem dando as vítimas desta tragédia que são de Feira, e me ofereço também a disposição”, conta.

“Mas gostaria de avisar também para este tal vereador de Caxias, que a Bahia tem homem, que a Bahia tem pessoas de bem, tem cultura, nossa Bahia de Jorge Amado, de Gil, de Caetano, de Ivete, de Rui Costa, de Jerônimo Rodrigues, de Otto Alencar, de Jaques Wagner, de Paulão do Caldeirão e tantos outros, para um energúmeno daqueles tentar nos caracterizar com termos discriminatórios. É por isso estou apresentando uma moção de repudio contra esta figura que mancha a categoria politica e de vereadores do Brasil. Peça perdão a Deus pela sua conduta e que ele tenha misericórdia da sua alma!”, conclui.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn