Setembro Amarelo: o mês de prevenção ao suicídio

O Centro de Valorização à Vida – CVV é uma das ONGs mais antigas do país, fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Os motivos podem ser diferentes, no entanto muito mais pessoas do que se imagina já pensou em suicídio.

Em diversos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade. Uma das primeiras medidas preventivas é a educação, durante muito tempo falar sobre o assunto foi considerado um tabu. Depois do sucesso da Campanha Setembro Amarelo, esta barreira tem sido derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, proporcionando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

É importante falar sobre o assunto, saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para diminuir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida.

É nesse instante que surge então um outro desafio, falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

 

 

 

 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn