Em nota de pesar, Vereador Paulão do Caldeirão expressa Luto pelo falecimento do amigo Dr. José Carlos Pitangueira, ex-diretor do HGCA

Morreu na tarde desta segunda-feira (6), em Salvador, o cirurgião dentista e ex-diretor-geral do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), José Carlos Pitangueira. Ele estava internado após complicações no estado de saúde.

Grande amigo do Dr. Pitangueira, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) se mostrou extremamente triste com a notícia, e emitiu seus pêsames em nota de pesar atraves das redes sociais.

“É com muita tristeza e pesar, que recebi a notícia do falecimento do meu amigo José Carlos Pitangueira, ex-diretor do Hospital Clériston Andrade (HGCA) e que transformou o que antes dele era considerado um dos piores hospitais da Bahia, em uma instituição de referencia em diversos seguimentos da saúde, mas também em atendimento, humanidade e trabalho em prol da vida e da saúde da população de Feira de Santana e região, e hoje é considerado um dos melhores do estado. Pitangueira foi como um pai para mim, me ensinou na hora que tinha que ensinar, que repreendeu quando errei, e me apoiou na hora que mais precisei. Um homem de honra, caráter e bondade inigualáveis, um exemplo de humanidade. Neste momento declaro meu apoio e manifesto aos familiares e amigos as mais sinceras condolências. A tristeza e o sentimento de pesar é grande, mas que nosso Pai celestial conforte e traga paz e conforte nossos corações, pois pelo grande homem que foi Pitangueira, com toda certeza ele está ao lado de Deus, o maior de todos nós, e nosso senhor Jesus Cristo. Seu legado será eternamente lembrado!”, diz em nota.

Respeitado e querido pela população de Feira de Santana e região, Dr. Pitangueira, como era conhecido atuou por mais de 10 anos na unidade geral de Feira de Santana e defendeu a conscientização de motociclistas e motoristas no trânsito, onde também se envolveu em muitas polêmicas sobre os inúmeros atendimentos de pacientes acidentados.

Dr. Pitangueira faleceu cerca de dois meses após a morte da esposa, Genoveva Margarida Pitangueira, ocorrida no dia 25 de dezembro do ano passado. Pitangueira esteve à frente da instituição desde junho de 2013 e se afastou recentemente da unidade por motivos médicos.

Prestes a completar 10 anos na direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, José Carlos de Carvalho Pitangueira foi exonerado do cargo e deu lugar a Cristiana França, que já assumiu a função no último sábado (25), conforme publicação do Diário Oficial do Estado do mesmo dia. Pitangueira esteve à frente da instituição desde junho de 2013 e se afastou recentemente por motivos médicos.

Cirurgião buco maxilo-facial, José Carlos de Carvalho Pitangueira foi o diretor com mais tempo à frente do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Dr. Pitangueira já dirigiu hospitais da capital baiana como o Hospital Roberto Santos, Ana Nery, Hospital Geral do Estado (HGE) e o de Camaçari.

Em 2017, Pitangueira recebeu o título de Cidadão Feirense, uma iniciativa do vereador Alberto Nery, que foi aprovada por unanimidade na câmara dos vereadores de Feira de Santana. Nascido em 15 de julho de 1947, em Salvador, José Carlos Pitangueira se formou em odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e atuou por 48 anos no serviço público de saúde.

Imagem sobre Feira de Santana: Morre José Pitangueira, ex-diretor do Hospital Clériston Andrade

Ele estava internado há mais de 30 dias para realização de uma cirurgia em um hospital de Salvador. O médico foi entubado, porém, não estava reagido aos estímulos médicos. Em alguns grupos de WhatsApp, circularam muitas informações desencontradas sobre seu falecimento mas ainda não se tinha confirmação por parte de familiares e médicos até o momento em que a assessoria do HGCA emitiu a nota de falecimento e luto. O clima de comoção no HGCA é grande. Com 49 anos de atuação no serviço público, Dr. Pitangueira além do HGCA, já dirigiu hospitais da capital baiana como o Hospital Roberto Santos, Ana Nery, Hospital Geral do Estado (HGE) e o de Camaçari.

José Carlos Pitangueira foi o mais longevo diretor-geral do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. Durante os últimos dez anos Pitangueiras esteve à frente da gestão desse importante órgão de saúde pública localizado no interior do Estado da Bahia.

Ao longo de sua gestão Pitangueira ampliou, transformou, humanizou, fez amizades – outras vezes nem tanto assim -, dentro e fora do HGCA. Com Pitangueira não tinha distinção entre funcionários sejam da limpeza ou do mais alto escalão, todos e todas foram tratados da mesma forma. Apesar da dificuldade de mobilidade, Pitangueira mostrou ter jogo de cintura e soube negociar com políticos de todas correntes partidárias, fosse da situação ou oposição.

Toda a equipe do Vereador Paulão também se solidariza e presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn