O sistema municipal de educação de Feira de Santana foi assunto em rede nacional nesta semana. A situação da Escolas Municipal Dr. Colbert Martins foi um dos alvos de uma reportagem investigativa feita pela repórter Pauliane Araújo, da Record TV. A sede da escola deveria ter ficado pronta em 5 de agosto de 2021, recebendo um investimento de R$ 1.637.898,06. Mas até o momento se encontra com obra parada.
A reportagem mostrou a situação da escola que leva o nome do pai do atual prefeito Colbert Martins Filho (MDB), e fica localizada no Distrito de Jaguara, zona rural de Feira de Santana, sendo o único colégio da localidade. Segundo o Prefeito, as reformas encontram-se paralisadas devido ao abandono da obra por parte da empresa que venceu a primeira licitação durante a pandemia de Covid-19, e hoje os alunos estudam em um local temporário para que o ano letivo não seja comprometido, até que a Prefeitura conclua uma nova licitação e as obras sejam retomadas.
Como representante do distrito eleito pelo povo, o Vereador Paulão do Caldeirão (PSC), se posicionou sobre o assunto e rebateu as acusações feitas pela reportagem durante seu discurso no plenário da Casa Legislativa na manhã desta terça-feira (07). Segundo o Edil, a emissora não buscou ouvir o outro lado, e nem o representante do distrito. Paulão informa também que em conversa com o Prefeito Colbert, o mesmo teria sido informado de que o retorno das obras da escola já seriam iminentes, devido ao fato de já estar em fase de licitação a contratação de uma nova empresa para assumir a construção, que seguirá um novo projeto de escola modelo totalmente modernizada e equipada.
“No dia de hoje não pude deixar de me posicionar sobre uma reportagem da TV Record, que esteve no distrito de Jaguara. Nosso distrito tem comando, tem um Prefeito, que em parceria com este Vereador e juntamente com os Agentes Distritais, vem trabalhando. Hoje mesmo já entrei com indicações de diversas intervenções que serão feitas no nosso distrito e seus povoados pelo Prefeito Colbert Martins por intermédio deste Vereador, e já tenho a garantia que será realizado, por isso agradeço ao Prefeito”, diz.
“Claro, a gente entende que o Colégio está com as obras paradas, mas esta situação foi por conta de uma empresa maléfica, que abandonou as obras e deixou tudo paralisado. Mas qual governo não tem alguma obra paralisada por algum motivo? O governo municipal tem diversas obras em andamento, mas em perseguição escolheram a escola de Jaguara. Vou dizer, já estive com o Prefeito Colbert, e ele me deu a feliz notícia que já está sendo licitada e será concluída a licitação ainda este mês, uma escola de alto nível, um projeto de escola modelo para o distrito, como está sendo feito em diversos locais de Feira de Santana. Uma escola de primeiro mundo, com área de esporte, salas amplas e com todos os equipamentos necessários e modernos”, explica.
“Infelizmente alguns vereadores desmoralizados e preguiçosos, que não fazem nada para o povo, vem querer se aproveitar da situação e usar de uma matéria para querer enganar as pessoas do nosso distrito apenas com o intuito de comprar votos e se aproveitar do povo. Mas Jaguara agora tem Vereador, tem seu representante, que junto com o Prefeito Colbert, que mais uma vez agradeço, já mandou construir um centro de velórios, que já está para construir uma praça com academia, reformar a praça dos morrinhos, que já autorizou um mutirão para reparar as estadas do distrito, que já mandou licitar uma escola modelo para nossa Jaguara, que já tem licitação para o reparos e restabelecimento do abastecimento de água além da compra de um caminhão pipa exclusivo para o distrito que irá atender a todas as comunidades. Isto a matéria que saiu a nível nacional não foi procurar saber e mostrar, infelizmente são sensacionalistas e não procuraram ouvir a voz do outro lado”, conta.
“É um ataque direcionado a meu pai, e provocação com foco político”. Desta forma reagiu o prefeito Colbert Filho à reportagem divulgada em telejornal da TV Record. Para Colbert, a reportagem não representa o contexto geral da Educação em Feira de Santana. “Mostraram um distrito, o de Jaguara, em uma claro foco político. Não falta merenda e devido à pandemia de dois anos e meio, algumas obras, como reforma de escolas, foram prejudicadas”, pondera Colbert.
Ainda segundo o prefeito, a matéria da Record foi um ataque a seu pai, o ex-prefeito Colbert Martins da Silva. “A todo momento citavam o nome do meu pai na matéria. Entendo isso como um ataque direto à minha família, com viés político”, acusa.