Vereador Paulão promove Dia D de combate ao mosquito da dengue no distrito de Jaguara, com vacinação de público-alvo

Feira de Santana já apresenta mais de 1.973 casos suspeitas de dengue, já foram confirmados 328 casos da doença e um óbito, outros seis casos estão sendo investigados. A Secretaria de Saúde do município, disponibilizou vacinas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) e está organizando nos distritos campanhas e ações para promover o combate contra a dengue.

A campanha “Dia D de Combate Contra a Dengue” começou no dia 15 de fevereiro e 8.146 doses foram aplicadas. Além da dengue, que tem registrado altos índices em todo o país, tornando a Bahia o estado do Nordeste maior em número de casos. O mosquito Aedes aegypti pode também transmitir as doenças Zika, Chikungunya e a febre-amarela urbana.

Na tentativa de frear o mosquito, a prefeitura de Feira de Santana realiza no próximo domingo, 10/3, mutirão de vacinação no Distrito de Jaguara. O público-alvo neste momento são crianças de 10 a 14 anos, para receber as doses é necessário apresentar cartão do SUS, caderneta de vacinação e estar acompanhado dos pais ou responsável.

A supervisora da Atenção Básica de Saúde de Feira de Santana, Emily Anjos, em entrevista ao Caldeirão do Paulão, falou sobre o cronograma de vacinação em Jaguara, a importância da ação para o combate a dengue e também da presença de pesquisadores da febre reumática no distrito.

“O público-alvo são as crianças de 10 a 14 anos. A ação já vem acontecendo em escolas da rede municipal e estadual no município, todo esse esforço é para conseguirmos vacinar o maior número de pessoas e conseguir frear a doença. Também teremos em Jaguara o pessoal do projeto de pesquisa sobre febre reumática em crianças, é uma pesquisa nacionalmente. O primeiro distrito a receber a equipe de pesquisa será Jaguara, e eles vão coletar casos de crianças numa faixa etária específica que apresentem sintomas como febre, dor articular, entre outros, para avaliar e possivelmente diagnosticar febre reumática. O projeto inclui cobrir os custos dos testes e tratamentos para as crianças diagnosticadas”, comenta a supervisora.

O mandato do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), está demonstrando total apoio a campanha e disponibilizando ônibus para levar as crianças até o local de vacinação. Agentes e subagentes distritais estarão fazendo mapeamento durante a semana das crianças que precisam se vacinar para que a imunização seja 100% realizada.

A secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos, e o prefeito Colbert Martins estão desempenhando um papel crucial no combate contra a dengue no município. Suas iniciativas abrangentes e certeiras visam proteger a população e controlar a propagação da doença. Por meio de campanhas de conscientização, vacinação, programas de eliminação de focos do mosquito transmissor e medidas preventivas, eles têm trabalhado incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos. O engajamento da população é fundamental para que esse esforço possa ter resultados positivos. É louvável ver o comprometimento das autoridades e da comunidade local na luta contra a dengue, demonstrando um verdadeiro trabalho em equipe em prol da saúde pública.

 

Orientações para o Dia D

Público-alvo: Crianças de 10 a 14 anos

Para receber as doses, é necessário:
– Apresentar documento de identidade,
– Cartão SUS
– Caderneta de vacinação
– Estar acompanhado dos pais ou responsável legal

A imunização vai acontecer na praça da sede do distrito, das 8h às 10h, o vereador Paulão vai disponibilizar ônibus para transportar as crianças e seus responsáveis.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn