Tradicional Bata do Feijão de Jaguara acontece neste sábado (7), no povoado de Morrinhos

A Bata do Feijão do distrito de Jaguara é um dos eventos mais tradicionais da região. No passado sempre acontecia pois os agricultores precisavam separa os grãos das vagens e pela grande quantidade, se reunião para fazer em conjunto, o que logo se tornava uma festa com muita cantoria e dança enquanto os homens batiam com madeiras nas vagens para retirar o grão do feijão, e as mulheres peneiravam os grão para retirar as fuligens.

Infelizmente a pratica foi sendo descontinuada com o passar dos anos com o advento da tecnologia, facilitando a colheita e separação das sementes. Na comunidade de Morrinhos em Jaguara porem, esta pratica cultural vem sendo preservada pelo agricultor de nome Celebridade, que a mais de dez anos vem resgatando essas raízes tradicionais e organizando a festa para a população.

“É uma alegria imensa fazer um evento desse, resgatar uma cultura dessa. Tem dez anos que a gente vem resgatando essa cultura, fazendo essa roça pra bater como antigamente, no cacete. Acredito que em Feira de Santana só exista essa bata do feijão no porrete”, informou Celebridade com grande emoção.

Este ano o evento conta também com o apoio do Vereador Paulão do Caldeirão, eleito como representante do distrito e seus povoados na Casa Legislativa, e acontece neste sábado dia 7 de outubro, a partir das 13 horas, na praça matriz do povoado de Morrinhos, com participação dos agricultores mais velhos da localidade.

“Jaguara é um distrito com inúmeras tradições, e todas merecem ser preservadas. Como representante desta comunidade, é minha obrigação dada por Deus e pelo povo, lutar para que nossas raízes sejam resgatadas e perpetuadas, e por isso luto sempre para o crescimento do povo do nosso distrito, apoiando eventos como este da Bata do Feijão, como nossa Missa do Vaqueiro, nosso São João e São Pedro, os Leilões, Cavalgadas, entre outros, para que nossa cultura não seja esquecida na historia, pois o sangue de Jaguara corre em minhas veias, e nossa tradição e cultura e fé, correm forte”, contou o Vereador Paulão.

Com imagem de Acorda Cidade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn