Considerada uma das festividades mais tradicionais da cultura feirense, a Festa do Vaqueiro de Jaguara tem décadas de história. A comemoração criada em 1995, porém, ficou suspensa durante o período de pandemia, gerando grande expectativa para seu retorno por parte dos moradores da comunidade, que mantêm viva a herança cultural e religiosa do distrito.
Com a indicação do Vereador Paulão do Caldeirão (PSC), e a aprovação de Prefeito Colbert Martins, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana abraçou a festa, que faz parte do Calendário Oficial do Município, e com um superinvestimento do Governo Municipal, acontecerá este ano nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na sede do distrito, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, do Secretário Jairo Careiro Filho, com uma mega grade de atrações musicais.
CONFIRA A GRADE COMPLETA OFICIAL:
SÁBADO (30/09)
19:00 – FÁBIO AQUINO
21:00 – BANDA RELIZE
23:00 – SELA VAQUEIRA
01:00 – OS PANTERAS
03:00 – BANDA NEINE DO ARROCHA
DOMINGO (01/10)
14:00 – NOVILHO DE PRATA
16:00 – VAQUEIRAMA
18:00 – MAZINHO VENTURINI
20:00 – OS CLONES DO BRASIL
22:00 – REI DO CABARÉ
23:30 – CHEIRO PERFUMADO
01:00 – CLOVIS E CLOVINHO
Toda a estrutura de palco e iluminação também será garantida pela SECEL. Serão dois dias de shows musicais com atrações que prometem agradar em cheio o público.
O ponto alto da festividade será no domingo (1º), quando acontece a missa e o tradicional desfile dos vaqueiros encourados a partir das 10h, com saída da Fazenda Corcovado seguindo até a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, onde será celebrada a tradicional missa do vaqueiro.
Além disso, a programação incluirá a escolha dos vaqueiros com as indumentárias mais destacadas, bem como a presença das majestades da festa, a rainha e as princesas eleitas.